O que comer?|Comidas Típicas do C.O brasileiro.

A vastidão no nosso país permite que cada região tenha uns aspectos singulares em relação às outras, como, por exemplo, a culinária. A região Centro-Oeste, no coração do Brasil, com uma colonização mais tardia e voltada para a pecuária e agricultura, é formada por Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Brasília não possui um prato realmente típico, já que conta com uma grande miscigenação das outras partes da região, com habitantes de todo o país.
A região fica apenas atrás do Norte, em dimensões geográficas, mas, em contrapartida, é a com menos densidade demográfica do país, com poucas cidades.

Cada estado da região possui uma culinária típica, e isso se dá pela forma de colonização, características da área (cerrado, clima quente, população indígena e pantanal, por exemplo) e da população. Por isso, colocamos abaixo as principais características culinárias de cada Estado da Região:

Distrito Federal

Apesar de ser um misto de culturas de todo o país, a capital do Brasil possui alguns pratos típicos, como o filé de tatu, pato no tucupi, bife de capivara, carnes de jacaré e de sol. Além desses pratos exóticos e singulares, há uma vasta variedade de temperos, que está presente não só no Distrito Federal, mas em toda a Região centro-oeste, como jurubeba, pequi, açafrão e gengibre.

Jacaré à ProvençalFoto: Gazeta do Povo
Jacaré à Provençal                                          Foto: Gazeta do Povo

 

Goiás

Desbravado pelos famosos bandeirantes, o Estado, que sedia a capital do país, teve sua culinária formada por pratos de diversas regiões, pois fora trazida pelos desbravadores. São exemplos o feijão-tropeiro, o toucinho, a carne-seca e o arroz de carreteiro, conhecido popularmente no Estado por Maria Izabel.

Além desses, há outros muitos pratos típicos, como o arroz com pequi, o peixe assado com creme de coco, a guariroba, o empadão com recheio de frango, o tutu com linguiça e o delicioso manjar branco com calda de ameixas.

O estado possui uma grande variedade de pimentas, como a pimenta-bode, muito apreciada pelos nativos e turistas. O pequi também é muito consumido.

Arroz CarreteiroFoto: Mauro Holanda
Arroz Carreteiro                                                     Foto: Mauro Holanda

 

Mato Grosso

O estado pantaneiro possui receitas típicas que não cativam pela complexidade, mas pela simplicidade e riqueza no sabor. Seu preparo é rápido e mesmo assim dá água na boca em quem aguarda.

Os ingredientes principais dos pratos desse Estado são carnes vermelhas e de peixe, devido à riqueza de gado e peixe na região, inundada pelo pantanal. Um dos pratos mais apreciados é o Mojica, preparado com carne de pintado. Dentre os peixes mais consumidos, estão o pacupeba, o pacu, o dourado e o piabucu. O Arroz com pequi é um prato tradicionalíssimo, apreciado não só nos outros estados da região, como nesse também, com o detalhe do acompanhamento da banana-da-terra, e também com os muitos tipos de peixes.

Arroz com pequi Foto: Visit Brasil
Arroz com pequi                                                      Foto: Visit Brasil

 

Mato Grosso do Sul

Assim como o outro estado homônimo, seus pratos típicos são preparados, na maioria, com carne e peixe, que são consumidos com a banana-da-terra. O diferencial do Mato Grosso do Sul é que sua culinária tem grande influência de países como a Bolívia, e um exemplo é o salteña, pastel com recheio de frango e assado posteriormente; e o Paraguai, que trouxe as chipas, sopas com um sabor muito peculiar. Dentre os outros pratos, estão o arroz carreteiro com charque, a Moqueca de peixe e o caldo de piranha.

Moqueca de peixeFonte: Rural Centro
Moqueca de peixe                                                   Fonte: Rural Centro

Vale muito a pena conferir os deliciosos sabores da culinária do centro-oeste!

About The Author

SealBag | Criado por pessoas que viajam!

Related posts

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *