Croácia | Informações Básicas

Foto | Nick Egan

Para organizar uma viagem pra Croácia, convidamos a Marília Peixoto Coelho de Souza para elaborar um texto sobre as informações básicas da Croácia pra ajudar quem estiver pensando em um roteiro por este país que está sendo um dos mais procurados ultimamente, tanto pela agitação das festas como pelas inúmeras belezas naturais espalhados pelas cidades e ilhas croatas.

.

Apresentação

Sou brasileira e moro em Zagreb, na Croácia, há mais de 7 anos! Sou casada com um croata, trabalho como guia turística e tenho a minha agência Kamauf Tours.

.

Ilha na Croácia

 

Uma das ilhas na Croácia – Foto | Y.Becart 

A Croácia é um país que ultimamente tem estado entre os principais destinos dos turistas brasileiros e não é à toa! Um lugar seguro com belíssimas ilhas e praias, montanhas, parques naturais e uma arquitetura que remonta  o tempo dos gregos, romanos, venezianos, austríacos entre outros povos, além de uma deliciosa gastronomia! Tudo isso em uma pequena área no meio da Europa que já faz parte da União Europeia, mas ainda não tem euro. A língua é o croata, mas muitos falam inglês ou pelo menos tentam ajudar os estrangeiros.

.

Bem, para aqueles que querem visitar este belo país aqui vão algumas dicas que acho importantes! Primeiro: planejar a viagem com uma boa antecedência, sempre antes da temporada, que aqui vai de maio a setembro. Essa é a melhor época para curtir uma praia. Para quem quer evitar preços altos e multidão, sugiro fugir dos meses de julho e agosto.    

.

O que ver

As cidades mais procuradas por brasileiros são Dubrovnik, Hvar, Split, Lagos Plitvice e Zagreb. Sugiro no mínimo uma semana, mas o ideal são de 10 a 14 dias para fazer tudo com calma. Os lugares de chegada mais frequentes são Zagreb e Dubrovnik, por onde, geralmente, começam as viagens. Como as cidades são pequenas, para quem quer conhecer rapidamente dá pra visitá-las, em geral, em um dia.

.

Dubrovnik

Dubrovnik é a pérola do Adriático, possui uma fortificação medieval super bem conservada com cafés, lojas, restaurantes e apartamentos além de belas praias.

Dubrovnik

Dubrovnik – Foto | Ivan Ivankovic

Hvar

Hvar é uma ilha conhecida pelos seus campos de lavanda, também com belas praias e muita agitação.

Hvar

Hvar – Foto | Dado 

Split

Split abriga o Palácio do Diocleciano, dos tempos romanos, com uma vida intensa e várias opções de lazer além de praias.

Split na Croácia

Split  – Foto | Dado 

Lagos Plitvice

O Parque Nacional dos Lagos Plitvice é o único monumento natural protegido pela Unesco do país, famoso pelos seus belíssimos lagos. Um dia é o suficiente para fazer uma visita. O melhor é ir de Zagreb, Zadar ou Split.

Lagos Plitvice

Lagos Plitvice – Foto | Y.Becart

Zagreb

Zagreb é a capital, o centro político, econômico, cultural que possui uma arquitetura austríaca bem charmosa e muitos museus interessantes além de parques e praças.   

Zagreb

Zagreb – Foto | Ivan Klindic

Como viajar

Dentro do país o ônibus é o meio de transporte que conecta as cidades,  e a balsa, as ilhas. As estradas são ótimas, bem sinalizadas e muito seguras. Outra alternativa é alugar um carro ou, para quem quer mais conforto, um guia|motorista.

.

Espero que curtam a viagem por aqui! Pra quem quiser conhecer um pouco do meu trabalho visite:

www.kamauf-zagreb.com 

marilia-umabrasileiranacroacia.blogspot.com

E-mail | mariliapcscz@gmail.com

 

About The Author

SealBag | Criado por pessoas que viajam!

Related posts

2 Comments

  1. Alessandra Mello

    Oi, Marília.
    Estou com praticamente tudo ok para ir em setembro para a Croácia.
    Gostaria que você me desse uma opinião: não falo croata, mas me viro no inglês, e estou indo sozinha.
    Você acha que seria uma viagem proveitosa, onde mesmo sozinha eu me divertiria bastante, ou você sugere que eu não vá.
    Beijos
    Alessandra

    Reply

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *