Curiosidades sobre a China

Boa tarde viajantes! Hoje vou falar pra vocês sobre as curiosidades dos orientais, mais especificamente na China.

A China é o país mais populoso do mundo, com 1,36 bilhão de habitantes. De cada 7 pessoas no mundo, uma nasceu em território chinês. Sendo o terceiro maior país do mundo, atrás somente da Rússia e do Canadá.

As cidades mais populosas da China são, pela ordem: Xangai, Pequim, Chongqing, Guangzhou (também conhecida como Cantão) e Shenzen.

A Região Administrativa Especial de Macau possui a maior concentração de cassinos do mundo, por isso que ela é chamada de “Las Vegas do Oriente”. Enquanto Las Vegas recebe 3, 3 milhões de turistas por ano, Macau recebe 3,1 milhões. Hong Kong, ao lado de Singapura e Xangai, é uma das regiões metropolitanas asiáticas que mais recebem imigrantes. Além do grande fluxo de chineses oriundos do continente. Hong Kong tem recebido filipinos, indonésios, vietnamitas, tailandeses e, em menor fluxo, coreanos, japoneses, norte-americanos e europeus. Uma curiosidade: a maior parte dos imigrantes filipinos são mulheres. Existem mais de 100 000 filipinas trabalhando como empregadas domésticas em Hong Kong. Outra cidade asiática para onde afluem mulheres das Filipinas é Singapura.

A população de Hong Kong, conhecido como Guangdong, é uma das regiões mais prósperas da China. As principais cidades de lá são Guangzhou/Cantão e Shenzen.

A China possui o mais rigoroso controle de natalidade de todo o planeta. Cada casal só pode ter um filho. Como os casais dão preferência para filhos homens, o número de bebês do sexo masculino é maior do que os do feminino. Para cada 100 meninas, nascem 119 meninos. Estimativas revelam que no ano de 2020 pelo menos 30 milhões de homens chineses permanecerão solteiros. Segundo a tradição do interior do país, homens que morrem solteiros “têm a linhagem comprometida na próxima vida”. Para evitar isto, os familiares tentam arrumar o chamado Minghun, ou casamento após a morte, enterrando uma noiva-fantasma ao lado do solteirão.

Existem cerca de 50 etnias na China. A maior parte da população pertence a etnia Han. Outras etnias importantes são os tibetanos, os coreanos, os mongóis e os uigures.

A China é um dos países com maior porcentagem de não-teístas do mundo. O próprio Partido Comunista é ateu. Grande parte dos chineses, no entanto, segue três religiões: o Confucionismo, o Taoísmo e o Budismo. O confucionismo é seguido na esfera pública, o taoismo na pessoal o budismo, na espiritual.

Enquanto os Tibetanos são Budistas, os Uigures são Muçulmanos. Os Uigures tem parentescos com etnias do Quirguistão, Cazaquistão e Usbequistão. Eles habitam a província oriental de Xinjiang e usam o alfabeto árabe. O território chinês abrange 4 fusos horários, mas o governo não quer nem saber, e todo o país adota o horário de Pequim. O que faz o sol nascer às 4 da manhã no leste do país, e no oeste, às 9 da manhã. A cada feriado do Ano-novo Chinês, mais de 300 milhões de pessoas viajam pelo país para visitar os parentes, formando o maior movimento migratório do planeta.

Um pouco das curiosidades sobre a China, um país bem exótico, né?! Quem aí ficou com vontade de conhecer de perto?

Até a próxima!

 

About The Author

SealBag | Criado por pessoas que viajam!

Related posts

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *