Filme Conta Comigo

Boa tarde viajantes. Pra quem curte um bom filme, vai aí uma dica de filme pra vocês, o Conta Comigo (Stand By Me, 1986). Adaptado de um conto do autor, que através de seus trabalhos literários ficou conhecido como o mestre do suspense e do sobrenatural. “Conta Comigo” é classificado pela indústria cinematográfica como um drama, que aborda temas como amizade, lealdade, crescimento pessoal e sentimentos de perda, entre outros. Porém, com uma analise mais detalhada da trama, percebe-se que a mesma também trabalha com um fator sempre presente nas obras de King: o medo e as formas nas quais ele se manifesta. A diferença é que em “Conta Comigo”, tal sentimento consegue ser mostrado de uma forma mais próxima do cotidiano, conseguindo por isso, ser real e de certa forma, poética, dentro de uma narrativa quase autobiográfica do autor.

Conta Comigo – Nostalgia
Cenas do filme Conta Comigo

No filme, conhecemos quatro amigos tipicamente adolescentes que aproveitam como podem o final das férias escolares durante a década de 60. O grupo é formado pelo rebelde Chris, o introspectivo Gordie, o explosivo Teddy e o nerd Vern. Tudo vai dentro da normalidade, até que Vern descobre que um garoto da vizinhança morreu atropelado por um trem e que ninguém sabe exatamente o local onde o corpo está. Como uma aventura, os quatro amigos deixam suas casas para passar o fim de semana na floresta movidos pela ideia de ver um homem morto. Bem coisa de menino mesmo!

Cena dos quatro amigos

Com o desenrolar da trama, vamos perceber que a vida não tem sido fácil para nenhum deles, que se apegam como podem aos momentos finais de uma infância que parece não querê-los mais, ao mesmo tempo em que começam a perceber a chegada de um mundo adulto bastante temido. Em qualquer filme, ou produção literária que tenha como finalidade de provocar medo, tal sentimento é transmitido por estímulos externos, como um assassino, um monstro ou algum evento sobrenatural. No filme, que possui uma história voltada para o drama, existe o medo de algo inevitável e do qual não se pode fugir: crescer e aceitar a vida como ela é.

Conta Comigo

O filme trabalha de forma magistral elementos como: a própria perda da inocência, o valor da amizade e a importância dos momentos que marcam as pessoas.

Ao final do filme, quando os jovens encontram o cadáver, uma outra metáfora de King é mostrada através do sentimento de perda visto em cada um dos meninos durante o filme e da forma como eles agem perante o corpo como sendo, na verdade, um momento de transformação. A amizade, também se perde quando o companheirismo da infância, tido como mais verdadeiro e leal, deixa de existir na fase adulta por diversos motivos.

Filme.

Não deixem de assistir, é uma história fantasística, ainda mais pra quem tem amigos de infância, te faz lembrar deles.

Até a próxima!

About The Author

SealBag | Criado por pessoas que viajam!

Related posts

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *