Grafite pelo Mundo!

Ao contrário da pichação, o graffiti ou grafite é uma forma de arte manifestada em espaços públicos, muito presente e incorporada nas grandes cidades. Os painéis ou murais a céu aberto que passavam despercebido agora chamam a atenção e deixam as cidades menos cinza e mais agradáveis aos olhos, uns gostam outros não e as mensagens muitas vezes levam a discussão e reflexão.

Grandes cidades como Nova York, São Paulo, Melbourne, Miami possuem bairros e espaços reservados e dedicados para o grafite. 
.
A primeira manifestação de grafite teve início lá nos primórdios com os desenhos nas cavernas, uma forma de  comunicação dentro do contexto da época, o movimento toma força na década de 70 em Nova York fortemente ligado ao hip hop, hoje superado o stigma de vandalismo, o grafite atravessa diversas tribos e é uma forma de comunicação universal, o grafite brasileiro é muito admirado e respeitado. 
.
..
Bons lugares para conferir a arte do grafite pelo mundo
.
.
São Paulo
Beco do Batman
Localizado no artístico bairro da Vila Madalena que possui grafites espalhados pelas diversas ruas. O Beco do Batman é um espaço bastante visitado pois suas ruelas sofrem diversas intervenções artísticas e o efeito da rua grafitada é sucesso por quem passa por lá.
No Beco é presença constante os cursos de fotografias, fotógrafos amadores, editoriais de moda, estrangeiros e turistas.
 .
Beco do Batman
.
Itaquera
O bairro que serviu de sede para abertura da Copa do Mundo de 2014, teve um trecho disponibilizado aos grafiteiros convidados para colorir os painéis no caminho do estádio. Foram 70 grafiteiros e um painel ao longo dos 4 km da via que liga a estação Patriarca ao estádio.
.
Itaquera
Foto | Veja SP
 .
Centro
O mural gigante próximo ao Viaduto Júlio de Mesquita Filho, marcava um dos trabalhos dos renomados artistas os Gêmeos, infelizmente foi apagado pela prefeitura devido um ‘equívoco’ da empresa de limpeza contratada e como toda a repercussão do caso, outros artistas foram convidados para refazer o painel com outra obra.
.
Centro de São Paulo
Antigo grafite dos Gêmeos que foi apagado por ‘equívoco’
.
Avenida Paulista
Embaixo do viaduto, na via que liga a avenida Paulista com a avenida Dr Arnaldo, há diversas obras grafitadas. Pena que hoje o local encontra-se abandonado e com poucos cuidados e fiscalização, andar por ali não é das opções mais seguras mas se passar de carro, ônibus…e com trânsito, aproveitar pra conferir.
.

Noturna na avenida Paulista

.
Avenida Tiradentes
No trajeto sentido centro, a lateral do prédio serviu de local para a expressão do artista Daniel Melim.
.
Avenida Tiradentes
Foto | Blog Folha
.
 .
Nova York
Referência do início do movimento, ter um painel em Nova York é o reconhecimento da arte e respeito ao grafite, os ‘Gêmeos’ marcam presença, assim como Eduardo Kobra no famoso mural do beijo entre o marinheiro e a enfermeira e muitos outros artistas . Nova York é o berço do graffiti e portanto, está presente em diversas ruas e bairros por toda Manhattan. 
Em 2013 o artista britânico Banksy fez diversas intervenções na cidade que polemizaram e só atraíram mais atenção e discussão sobre o grafite. Os grafites em Nova York estão espalhados por diversos bairros e ruas como o Brooklyn e Houston Street. 
.
Houston Street
Bowery Mural – Painel grafitado é alterado em menos de 1 ano
.
Eduardo Kobra
O famoso beijo entre o marinheiro e a enfermeira ao receberem a notícia do fim da 2ª Guerra Mundial
 .
 .
Melbourne
Na Whole Street, a ruela é famosa pelo efeito do grafite nos muros estreitos
 .
Melbourne
Foto | @RayofMelbourne (Instagram)
.
 .
Miami
No descolado bairro de Wynwood Walls, dezenas de artistas marcam presença com seus grafites, o local foi revitalizado e hoje é febre da arte contemporânea. Fuja um pouco dos roteiros de compra e tire um dia para visitar este bairro com mais de 50 galerias, museus, lojas e restaurantes espalhados em 5 quarteirões.
 .
Wynwood Walls
.
 .
Berlim
A divisão entre socialista e capitalista pelo muro de Berlim é a marca que a Alemanha e o mundo jamais esquecerá. O histórico muro, símbolo da separação do mundo oriental do ocidental é marcado tanto pela sua história política, como pelas diversas manifestações artísticas com liberdade para todos os tipos de mensagens no lado ocidental ante a limpeza do lado oriental. 
 .
Muro de Berlim
.

About The Author

SealBag | Criado por pessoas que viajam!

Related posts

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *