Parque Nacional do Catimbau

Bom tarde viajantes. Hoje vai uma dica de mais um lugarzinho do Brasil que eu adoro, o nosso querido Pernambuco. O destino é o Parque Nacional do Catimbau.

O Parque Nacional do Catimbau está localizado entre o agreste e o sertão pernambucano, nas cidades de Buíque, Ibimirim e Tupanatinga. É o passeio perfeito para quem gosta do mais íntimo contato com a natureza. No Parque, você pode fazer passeios pela caatinga, montanhas, encostas, vales, cavernas, entre outras belezas naturais. Outro marco interessante do Vale é a presença de pinturas rupestres, artefatos de ocupação pré-histórica e formação geológica de arenitos, muito bacana ver de perto.

Rochas moldadas pelo vento

Criado em 13 de dezembro de 2002, com 62.000 hec., está localizado no centro sul de Pernambuco, a 300 KM de Recife capital de PE. Aqui a vegetação é do Bioma Caatinga, único bioma que só existe no nordeste do Brasil e em nenhum outro lugar do mundo. No Vale do Catimbau encontra-se muitas especies endêmicas uma delas é uma bromélia chamada Tilândsia Catimbau, muitas espécies deste bioma são usadas na fitoterapia local ou seja são medicinais.

catimbau

O parque Nacional do Catimbau está localizado sobre a Bacia do Rio São Francisco o mais importante rio do nordeste, além de proteger o bioma. O Parque Nacional do Catimbau também protege a área de alimentação de uma importante reserva de água subterrânea o aquífero Tucano Jatoba.
O Parque Catimbau é o segundo maior sítio arqueológico do Brasil. O primeiro fica na Serra da Capivara no Piauí. As formações rochosas do vale apresenta formas curiosas que dão asas a imaginação de quem as veem, algumas rochas tem perfis que lembram cachorros, camelos, jacarés e ate de coração.

Preparem as malas e aproveitem bastante!

 

Até a próxima!

About The Author

SealBag | Criado por pessoas que viajam!

Related posts

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *