As praias de Santa Catarina

Santa Catarina é tão conhecida pela capital Florianópolis, com suas diversas praias, a Lagoa da Conceição e seus bares e restaurantes ao redor, a ponte Hercílio Luz e tantos outros pontos turísticos de Floripa.

Mas além da beleza da Ilha da Magia, a costa de Santa Catarina é outra maravilha com suas enseadas, costões e o litoral com belas praias, bem preservadas e mais rústicas, portanto menos turística e com infra-estrutura fraca sem a presença de ambulantes, chuveiros e barracas como nas praias de grande movimento que estamos acostumados.

A região fica a mais ou menos 1:30 hora do aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis, a viagem de carro é tranquila pela BR-101, com a ajuda do Waze!

.

Aeroporto Hercilio Luz

 Bagagem  chega lacrada com SealBag

.

Se quiser conhecer as praias de Santa Catarina ao longo de sua costa, programe sua roadtrip para conhecer belas praias e prepare a câmera fotográfica para registros de tirar o fôlego!
 .
Basta escolher uma praia para se hospedar e a partir dali vá conhecendo as outras ao redor, a nossa escolha foi a Praia do Rosa em Imbituba, cidade vizinha de Garopaba. A distância entre as praias são curtas e é até possível passar e conhecer a maioria delas em um dia.
.
Praia do RosaPraia do Rosapraia do Rosa
A praia do Rosa é selvagem, presença de poucos restaurantes ‘pé na areia’ e apenas um boteco na praia pra matar a sede, comer ali parece arriscado! A presença de ambulantes por ali é quase nula (talvez pela época, março!). A hospedagem por ali é privilegiada e fica no morro com a melhor vista para a praia do Rosa, onde o sol nasce. As duas opções interessantes e sem erro são: Hotel Quinta do Bucanero e Solar Mirador, aliás um vizinho do outro. Veja aqui a avaliação que fizemos.
 .
Ambos estão muito bem localizados em Imbituba, na rua de frente para a avenida principal, onde ficam os restaurantes, lojinhas e bares. Além disso, para chegar a Praia do Rosa, é preciso caminhar pela trilha do Hotel e descer até a lagoa do Meio, ali um bote atravessa com os hóspedes até chegar na praia. Cada hotel possui a sua trilha.
.
Lagoa Praia do Rosa
Lagoa Do Meio
.
A praia do Rosa é tranquila e pela geografia de Santa Catarina, o mar é bastante agitado e em algumas praias é frequente a sinalização de mar perigoso. O local é ideal para surfistas ou quem procura uma praia com ondas fortes. O vento é constante e se vê diversos praticantes de kite surf, vela, e esportes de vento. Na lagoa é possível praticar stand up paddle e tem uma barraca que aluga a prancha.
 .
 .
Cansou da praia do Rosa? Basta pegar o carro e seguir caminho em direção a praia de cima, pelo caminho você irá passar por:
 .
Ibiraquera
A praia de Ibiraquera é voltada para o surf, o mar bem agitado e bandeiras sinalizam que o mar é perigoso. Logo que chegar já será notado a presença de surfistas pelos carros que ficam estacionados na areia, de frente para o mar! Ibiraquera ainda possui uma área com formação de dunas e um lago onde concentram as famílias e praticantes de stand up paddle.
Não conhecemos mas indicaram muito bem o restaurante Tartaruga!
.
Praia de IbiraqueraDunas de IbiraqueraPraia de Ibiraquera
Praia e as dunas de Ibiraquera
Ibiraquera
O lago de Ibiraquera onde é feita a prática de SUP
Siriú
As Dunas de Siriú valem a pena parar para conhecer durante o caminho para a praia de Garopaba, o parque é enorme e legal de conhecer, seja pra tirar fotos ou até se arriscar no sandboard. Não paga para subir, apenas o aluguel de prancha.
 .
Dunas de SiriúDunas de SiriúDunas de Siriú
Dunas de Siriú
.
Lago do Macuco, entre as dunas de Siriú e a praia. Ali há um segredo escondido e que talvez passasse despercebido no caminho se não fosse pela indicação, o restaurante na ponte pra um almoço delicioso.
Na margem do rio Macuco, o restaurante é bem simples e o chef Rodrigo, recebe junto da sua esposa e ali oferecem pratos deliciosos que utilizam ingredientes das plantações locais e farinha feita em um engenho local ali próximo. Pratos deliciosos, que nos fariam voltar. Lugar bem simples, porém muito agradável e os donos muitos atenciosos.
Restaurant Na PonteRestaurante Na PonteRestaurante Na Ponte
Restaurante Na Ponte, fica na estrada à caminho da praia Garopaba
.
Garopaba
Mais isolada e com acesso por estrada de terra, na rua de acesso à praia, há restaurantes e estacionamentos com ducha para os clientes.
Garopaba Garopaba
Praia de Garopaba
.
Guarda do Embaú
A guarda é misteriosa e badalada. O centrinho super movimentado, surpreende quem vem das praias desertas e ali atrás basta atravessar o rio da Madre para chegar a praia da Guarda do Embaú. A situação é engraçada e a travessia pode ser feita de barco e a nado ou a pé com a água entre a cintura e o pescoço. O Rio da Madre protege bem o acesso a praia e isso ajuda na sua preservação e a deixa mais fascinante.
.
Guarda do EmbaúGuarda do Embaú
Guarda do Embaú, para chegar até a praia é necessário fazer a travessia do rio da Madre
Praia de cima
Vimos do estacionamento, é pequena e com o tempo fechando foi hora de voltar pro Hotel!
 Praia de Cima
 De carro é possível percorrer o litoral todo, da praia do Rosa até Pinheira e conhecer um pouco de todas as praias para decidir aquela que mais agrada! O caminho é bem tranquilo, as vezes asfaltado e outras de chão batido, mas a paisagem é bonita e garante um excelente passeio.

 

About The Author

SealBag | Criado por pessoas que viajam!

Related posts

6 Comments

  1. Fernandes Marinho

    Olá amigos,

    ótimo relato sobre as praias catarinenses. Eu, particularmente, sou um entusiasta do estado. Adoro passar minhas férias em SC, principalmente na região de Florianópolis e Penha (principalmente por conta do Beto Carrero).

    Parabéns pelo trabalho do blog, ele apresenta informações muito pertinentes para os amantes das viagens.

    Abraços!

    Reply
  2. Edu

    Amo o litoral de Santa Catarina, um dos meus lugares favoritos é Penha, adoro as praias de lá, tem para todos os gostos, tem o Beto Carrero também. Nas últimas férias fui para lá, me hospedei na Casa Miriam Santa Catarina, recomendo por ser bem perto da praia e do parque e por ter um ótimo preço, limpeza e casa conforto.

    Reply
    1. Celia

      Conheci o litoral de SC a pouco tempo, realmente que lugar maravilhoso, por coincidência tbm fiquei na Casa Mirian SC, gostei bastante tbm.
      Já estou planejando voltar!

      Reply

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *