Praga | Básico Necessário

Foto | Rambonp

Para falar sobre um roteiro em Praga, convidamos a guia Tania Sochorova para elaborar um texto com informações de Praga e ajudar quem estiver pensando em um roteiro por esta cidade fascinante, rica em história, arquitetura e cheia de curiosidades.

 

Apresentação

Meu nome é Tania Sochorova. Sou tcheca, vivo em Praga e sou guia independente. Em Praga ofereço city tours em português, podendo ser particular e para pequenos grupos.
Em Praga, conte comigo desde a sua chegada. Estou pronta para prestar-lhe um serviço cordial e eficiente. Espero seu contato, terei o maior prazer em atendê-lo.

Cidade natal: Praga – sou muito patriota, domino muito bem os costumes da minha terra e da cidade.


Paixões: 
viagens – utilizo as minhas férias para viajar e aprofundar os meus conhecimentos sobre as línguas, culturas e músicas nos vários países, já estive 7 vezes no Brasil – é meu país favorito!

 

Praga

Praga fica situada no centro da Europa . De Viena separam-na 300 km, do Berlim 350 km, de Budapeste 550 km. Praga é a cidade encantadora repleta de pontes, catedrais, torres douradas e cúpulas de igrejas, mas também uma moderna metrópole européia, que se reflete há mais de dez séculos na superfície das águas do rio Vltava. As colinas praguenses oferecem uma infinidade de vistas magníficas.

Praga é também uma cidade em constante mutação. Com a abertura de novos museus, eventos esportivos de renome mundial, manifestações urbanas festivas e populares, Praga é uma capital em perpétuo movimento.

Quer você seja iniciante na descoberta de Praga, quer você seja um habitué, a escolha é enorme: mais de 20 museus e quase 100 galerias e salas de exposições. Centenas de cafés, bares, restaurantes. Os monumentos mais visitados de Europa Central.

Mas Praga não é somente uma cidade histórica. As margens do Rio Vltava e os seus bairros, verdadeiras cidades dentro da cidade, cada uma com seu ambiente singular, são convites para caminhadas de descoberta, para esmiuçar cada detalhe, cada passagem, cada rua. Tanto durante o dia como à noite, entregue-se ao ambiente tão característico de cada um destes lugares, para verdadeiramente sentir a alma da cidade, e se deixar levar por sua energia e vitalidade.


Em Praga distinguem-se 5 zonas históricas: a Cidade Velha (Stare Mesto), Malá Strana (Parte Pequena), o Castelo (Hradcany), a Cidade Nova (Nove Mesto), e o bairro Josefov, a Cidade Judia, com as suas 6 sinagogas. À Josefov chegam visitantes de todo o mundo para recordar às vítimas das perseguições nazis.


A Cidade Velha foi desde o século IX o cenário dos intercâmbios comerciais, o centro do mercado. Aqui podemos encontrar, na Praça da Cidade Velha, o relógio astronômico da Câmara Municipal, umas das jóias da cidade. Porém, o mais representativo deste bairro são sem dúvida as suas casas, os seus edifícios barrocos e góticos cujas fachadas mostram a riqueza de antigas famílias nobres, artesões e mercadores. Entre elas encontra-se a casa onde residiu Frank Kafka durante muitos anos. Pelas ruas da Cidade Velha também passeava outra célebre personagem, Mozart, na que foi chamada a Praga Dourada.

A Ponte de Carlos comunica a Cidade Velha com o bairro Malá Strana, uma formosa zona que se estende aos pés do Castelo de Praga. O bairro foi praticamente destruído em 1541, e teve que se reconstruído quase por completo. Encontram-se muitos palácios nos seus arredores, na atualidade sedes diplomáticas na sua maioria, e os sítios mais visitados são a Igreja de São Nicolau, de estilo barroco, e a Igreja de Nossa Senhora da Vitória, onde se encontra o famoso Menino Jesus de Praga.

Hradcany é outro bairro nos arredores de hrad (o castelo). A sua praça está rodeada de palácios, o mais importante, o Schwarzenberk, de estilo renascentista. Também na praça, o palácio Sternberk transformou-se na Galeria Nacional. Encontra-se neste bairro um dos lugares mais importantes de peregrinação da República Checa, o Loreto, onde se situam uma igreja, várias capelas e outros edifícios religiosos.

A Cidade Nova, fundada por Carlos IV, abriga numerosos conventos, mosteiros, igrejas e praças. A maior praça é a Praça Wenceslau, onde se celebram múltiplos espetáculos e atividades ao ar livre.

Antes era quase inexistente o turismo, era muito difícil entrar no país, quase impossível. E essa é a razão porque o mundo descobriu Praga e todos resolveram vir conhecê-la de uma vez.

Muita gente me pergunta quantos dias é preciso para Praga.

Bom, se fôssemos considerar tudo que Praga tem, uma semana seria pouco. Mas pode-se deixar alguma coisa para uma segunda viagem …

O que eu acho é que existe um básico de Praga. E ver menos que este básico é frustrante, você vai ficar com a impressão de que não aproveitou. E aí você volta para o Brasil, encontra o amigo que foi a Praga e ele dispara “Você não viu a Monte de Petrin?!! Perdeu a melhor vista de Praga!”

Portanto, eu recomendo pelo menos três dias em Praga.

 

 

Melhor Época

A melhor época para se visitar a cidade é na primavera ou no outono, sendo de março a maio ou em setembro ou outubro, embora o verão (entre junho e agosto) também seja bastante procurado. Nesses meses, Praga exibe a sua maior exuberância em atrações, começando pelos recitais, concertos e festivais de música clássica que pipocam pela cidade – incluindo apresentações gratuitas em espaços incríveis como a Praça da Cidade Velha.

 

Atrações

Castelo de Praga
Sede do governo e residência do presidente desde 1918, o castelo começou a ser construído no século 9, mas passou por várias reformas. Não deixe de visitar os jardins e a viela dourada, uma ruazinha estreita ladeada por pequenas casas construídas no século 16 e hoje ocupadas pelo comércio local. A casa de número 22 foi, por um curto período, residência de Kafka.

Castelo de Praga

 

Foto

Ponte Carlos Karluv Most
Essa obra gótica com 520 m de extensão teve sua construção iniciada em 1357, por ordem de Carlos 4º, e hoje é um dos símbolos de Praga, ligando as duas partes da cidade por sobre o rio Vltava. Desde 1950, é proibido o tráfego de veículos sobre a ponte, que se transformou em um calçadão movimentado. Dos dois lados da ponte há réplicas de estátuas góticas e barrocas com imagens de santos católicos. Em cada uma das extremidades da ponte há torres de onde se pode vislumbrar o colorido dos telhados e as centenas de agulhas das igrejas de Praga.

Ponte Carlos Karluv Most

 Foto | Matt Kawashima

Cachorro Ponte Carlos

A lenda diz que esfregar o cachorro, localizado na base de uma das estátuas pode atrair boa sorte!

Foto | Simone Piccolo

Praça de Relógio Staromestske Namesti

É o centro vital de Praga, onde têm lugar os principais eventos, além de excelente ponto de partida para conhecer o resto da cidade. Ao redor da praça, bares e restaurantes tomam conta das pequenas galerias que se escondem por trás das arcadas que emolduram o local.

Praça de Relógio Staromestske Namesti

 

Praça, vista do alto do relógio astronômico

Foto | Miguel Virkkunen

Relógio astronômico
A cada hora cheia, um boneco representando a morte aciona um carrilhão por onde desfilam bonecos de 12 apóstolos seguindo São Pedro, diante de uma multidão que lota os arredores. O relógio, construído em 1410, mantém o mecanismo original reformado entre 1592 e 1572. A vista do alto da torre é magnífica.

Praça de Relógio Staromestske Namesti

Relógio Astronômico

Foto | Rabinal

Praga de Kafka
Kafka viveu grande parte de seus 41 anos em Praga e muitos dos lugares que marcaram sua vida ainda podem ser visitados. O escritor nasceu em uma casa na esquina entre as ruas Maislova e U Radnice, próxima da praça central. No começo deste século, uma casa maior foi construída no lugar, mantendo apenas o portal original. Nela há uma pequena exposição permanente sobre o autor, com fotos, objetos, primeiras edições e textos informativos.

.

+ Informações

Tania Sochorova

www.guia-em-praga.com.br

https://www.facebook.com/tania.sochorova

e-mail | amazon@volny.cz

celular | whatsapp +420 607 552731

About The Author

SealBag | Criado por pessoas que viajam!

Related posts

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *