Visto, passaporte, preciso ou não ter?

O visto e o passaporte são dois documentos importantes para quem está pensando em viajar para o exterior. O passaporte brasileiro é emitido pela Polícia Federal. O documento é uma identificação da nacionalidade do viajante.

Já o visto é uma autorização para que um estrangeiro possa entrar em alguns países. O visto é uma exigência para os brasileiros em nações como Estados Unidos, Tanzânia, Quênia, Nepal, Moçambique, Jordânia, Indonésia, Iraque, Egito e Camboja.

Confira como funcionam os trâmites para a solicitação de passaporte e visto.

O que é e para que serve o passaporte?

O passaporte é o documento necessário para aqueles que pretendem viajar para fora do Brasil. Ele funciona como um documento de identificação geral no exterior. Se você é estrangeiro e for abordado por autoridades fora do Brasil, não vão pedir o seu RG, mas sim o seu passaporte. Por isso, é fundamental ter o original e a cópia do passaporte durante viagens ao exterior.

Passapote-visto

Para fazer o passaporte, os brasileiros devem acessar o site da Polícia Federal. É necessário fazer o agendamento do passaporte e pagar uma GRU (Guia de Recolhimento da União), que cobra o imposto para emissão do documento. A GRU custa R$ 156,07.

Após o pagamento da guia, o cidadão deve ir à Polícia Federal no dia agendado com os documentos necessários para coletar foto, digitais e a assinatura. Depois dessa etapa, acontece a emissão do protocolo, e o passaporte deverá estar à disposição do cidadão em até 6 dias úteis.

O passaporte tem prazo de validade?

Assim como a maior parte dos documentos, o passaporte também tem prazo de validade. Ele deve ser renovado a cada 5 anos.

Existem algumas exceções no prazo dos passaportes para crianças, que variam de acordo com a idade. Crianças de até 1 ano, por exemplo, têm o passaporte com validade de 1 ano. Já as crianças com mais de 4 anos têm passaporte com validade de 5 anos.

Cuidados com o visto

O visto, que é a permissão concedida ao estrangeiro que pretende permanecer em determinado país, varia de acordo com as legislações específicas de cada nação e com os acordos internacionais. De uma maneira geral, para solicitar um visto, o cidadão precisa ter um passaporte com validade de, no mínimo, 6 meses.

As informações sobre os procedimentos de visto podem ser encontradas, de uma maneira detalhada, nos consulados e embaixadas dos países de destino. O prazo de emissão do visto também varia. Por isso, é importante planejar a viagem com antecedência e solicitar o visto meses antes de comprar as passagens aéreas.

Vistos-para-viajar

Outro ponto relevante é que o viajante deve solicitar o visto de acordo com o objetivo da viagem. Pessoas com vistos de turista não podem trabalhar ou estudar nos países estrangeiros. Para essas finalidades, é exigido o visto específico.

Os Estados Unidos continua sendo o país mais exigente com os brasileiros quando o assunto é visto de entrada. O ideal é iniciar o processo do visto de turismo com, pelo menos, 3 meses de antecedência da viagem para evitar problemas.

O procedimento para a emissão de visto para os Estados Unidos é burocrático. Primeiro, o cidadão precisa preencher o Formulário DS-160 e pagar uma taxa de U$160,00. Em seguida, é necessário agendar uma entrevista, separar os documentos exigidos pelo consulado norte-americano e comparecer no dia marcado para prestar e comprovar informações.

Países que não exigem o visto de brasileiros

Os países que fazem parte do Mercosul não exigem visto do turista brasileiro. Para viajar para a Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile, o cidadão brasileiro pode apresentar apenas o RG.

Nações como Colômbia, Equador, Peru, Nova Zelândia, México, países da União Europeia, Rússia e Israel também dispensam a emissão de visto para o turista brasileiro.

About The Author

SealBag | Criado por pessoas que viajam!

Related posts

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *